Aporte de Capital de Risco em Pequenas e Médias Empresas - Venture Capital

Venture capital

O que é venture capital?

O venture capital, conhecido como capital de risco, é um tipo de investimento em empresas de pequeno e médio porte com alto potencial de crescimento. Geralmente, são negócios novos com receita inicial baixa.

O venture capital não se limita apenas ao investimento financeiro, mas também envolve a participação ativa do investidor na gestão da empresa. Isso contribui para o desenvolvimento do negócio e cria valor para futuras vendas de participações acionárias. Essa modalidade consiste em fornecer capital em troca de participação na empresa.

É comum em startups com modelo de negócio escalável, com rodadas de investimento em diferentes estágios de maturidade da empresa. Diferencia-se de investidores anjo e de private equity, sendo uma importante forma de financiamento para startups em crescimento. O objetivo é aumentar o valor das empresas investidas e vendê-las posteriormente a preços mais altos.

Como funciona o venture capital?

O venture capital pode ocorrer por meio da aquisição de ações ou direitos de participação, indo além do simples financiamento, já que o investidor passa a ter parte do negócio e participação na gestão.

 

Pode ser feito por fundos de investimento específicos para esse fim, financiados por investidores privados ou institucionais em busca de alta rentabilidade. No Brasil, esses fundos são regulamentados pela CVM, constituindo-se como FIPs ou FMIEEs. Eles investem em startups consolidadas, tornando-se sócios e diversificando riscos.

 

Esse modelo visa alcançar o sucesso, oferecendo rentabilidade por meio de vendas. Os fundos podem variar em tamanho e abordagem, dependendo do estágio de investimento.

ENTRE EM CONTATO

COM A NOSSA EQUIPE!

Somos uma holding de aquisições e fusões de outras empresas.

Contatos

Todos os direitos reservados a Itaúna Venture Capital© Site desenvolvido pela WEB41

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp